Catarata pode surgir em qualquer idade, prevenção deve começar aos seis meses de vida

Olhos vermelhos ou lacrimejando, visão embaçada e dificuldades de se adaptar à luz estão entre os relatos de pacientes que procuram a APS Saúde, entidade sem fins lucrativos onde atuo como diretor de projetos há alguns anos. Especialistas da instituição relatam que embora a catarata, maior doença dos olhos na atualidade, atinja em sua maioria a população idosa, ela pode afetar pessoas de qualquer idade. Alertam que exames preventivos devem ser realizados a partir dos seis meses de vida, por serem fundamentais para o diagnóstico precoce e tratamento dessa e inúmeras outras doenças oculares.

Em conversa com os profissionais eles explicaram que a catarata opacifica o cristalino (lente natural do olho) e mesmo com todos os avanços do tratamento, ainda responde por 1 em cada 2 casos de cegueira tratável no mundo. A informação é preocupante. No aprofundamento do assunto deparei-me com o alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS), que a catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo e figura no topo da lista de doenças oculares, superando o glaucoma e a conjuntivite.

Outra informação a ser considerada está relacionada à categoria de idade. De acordo com o Conselho Brasileiro de Odontologia (CBO) a prevalência de catarata é de 17,6% nos idosos abaixo de 65 anos; 47,1% no grupo entre 65-74 anos e 73,3% nos indivíduos acima de 75 anos. A explicação é que o envelhecimento natural dos olhos é um dos principais fatores de risco. E pasmem, calcula-se que além da demanda reprimida, em função do envelhecimento da população, haja 120.000 novos casos/ano.

CatarataMas calma! Em meio a tantas notícias assustadoras há medidas que, seguidas à risca no dia a dia, podem contribuir com a saúde ocular e adiar ao máximo possível a necessidade de uma cirurgia. Adote-as em sua rotina e ao identificar-se com qualquer um dos sintomas (olhos vermelhos ou lacrimejando, visão embaçada, tremor nos olhos e dificuldades de se adaptar à luz) procure um especialista o quanto antes.

Rotina diária para uma retina saudável

  • Usar óculos de sol reduz a exposição dos olhos aos efeitos nocivos da radiação ultravioleta.
  • Não ficar muito tempo em frente às telas (TV, computador e celular), excesso pode causar ressecamento dos olhos, cansaço visual e distúrbios do sono.
  • Evitar coçar os olhos; ação pode causar irritações, lesões oculares ou problema na córnea.
    • Clima seco? Hidrate os olhos com colírios lubrificantes (recomendados pelo oftalmologista)
  • Durma de 6 a 8 horas por noite: dormir pouco causa irritação nos olhos e cansaço visual.
  • Alimentação: Deve ser rica e diversificada, com vegetais verdes escuros e legumes, peixes e sementes, porque fornecem vitaminas benéficas para o funcionamento da retina.
  • Produtos químicos: maquiagens e tinturas podem causar irritação e alergias nos olhos e nas pálpebras. Sempre retire a maquiagem dos olhos antes de dormir.

 

Abraço fraterno,