Atendimento humanizado
Se tem algo não tão bom, mas que vez ou outra precisamos passar, é uma consulta ou tratamento em hospital. Ô situação difícil e que na maioria das vezes me gera um sentimento de pena por ver tanta gente sofrendo, com problemas de saúde a superar. Em meio ao ir e vir de pacientes e profissionais, o que me proporciona um pouco de conforto é ver que algumas instituições estão ficando menos frias, graças ao atendimento humanizado.
Quando falo em atendimento humanizado estou me referindo ao paciente não ser mais um número e sim ser um humano em que o especialista que o atende o escuta de fato, aconselha e respeita as opiniões de quem está ali procurando o melhor. Em Minha Cidade temos um espaço de referência assim, o Hospital Geral de Itapecerica da Serra (HGIS). Frequento o lugar devido a um trabalho social que desenvolvo, em breve vou falar dele aqui.
Mas vamos a alguns dados! Só em 2019 a instituição realizou mais de 304 mil atendimentos (14.797 saídas hospitalares, 115.044 consultas ambulatoriais, 172.729 atendimentos de urgência e emergência, 1947 partos). Um problema que começa a aparecer é a superlotação, já que o HGIS absorve toda a demanda da região (Embu-Guaçu, São Lourenço e Juquitiba) e também de outras cidades. O que os gestores municipais estão fazendo pra cuidar de seu povo e ajudar nessa questão?
Entregue pelo Governo do Estado de São Paulo à nossa população em março de 1999, o HGIS é um grande empreendimento de valorização à vida, que gosto muito pela dedicação dos especialistas e pela forma com que os trabalhos são, e devem ser conduzidos. Um lugar indispensável nos tempos atuais. Basta pensar que até pouco tempo, em caso de especialidades, o nosso povo precisava recorrer ao Hospital das Clínicas, a 33 km da cidade.
Com a gestão sob a responsabilidade do Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (SECONCI-SP), o HGIS iniciou sua atuação prestando serviços de maternidade. A evolução veio de forma gradativa, assim como a inserção de novas especialidades; entre elas cirurgias ortopédicas, oftalmológicas, vasculares, urológicas, torácicas e de cabeça e pescoço.
Hoje, após 20 anos de atuação, de conquistar vários prêmios e investir em adequações às exigências internacionais de qualidade, o HGIS é reconhecidamente o primeiro hospital geral público creditado pela Joint Commission International (JCI), líder mundial em certificação de organizações de saúde. E está localizado na Minha Cidade.
Abraço fraterno,
Kinho Brito