Atrativos Turísticos

Itapecerica da Serra é surpreendente, principalmente na oferta de atrativos turísticos. São espaços religiosos, ecumênicos; parques, trilhas e cachoeiras que recebem turistas de várias partes do mundo. Gosto de muitos lugares e fico feliz quando a Minha Cidade atua no fortalecimento de culturas. Um dos exemplos é o Kinkaku-Ji do Brasil, réplica do templo zen budista de Kyoto, que quando visitei senti como se estivesse no Japão.

Fui ao Kinkaku-Ji “templo dourado” para conhecer a réplica japonesa do século 14, desse que é um dos pontos turísticos mais belos do mundo. Mas já pelo caminho fiquei admirado com a beleza do lago com carpas e os jardins com paisagismo oriental, apesar da descida em caminhos íngremes (que requer um bom tênis e garrafinha de água na mão).

Além de apreciar o sobrado pintado na cor ouro e relaxar em meio às energias que emanam o lugar (mata atlântica e águas de nascentes), visitei também o Enko-Ji (Templo das Almas), outro espaço repleto de referências da cultura japonesa. Nele existe um columbário (construção com nichos que guardam urnas cinerárias) de moradores e até celebridades.

Inaugurado em 1976, o nosso Kinkaku-Ji itapecericano foi construído em frente a um lago com cisnes, em uma área-verde com 42 mil metros quadrados. O americano Alonzo Bain Shattuck, autor da obra, virou admirador da cultura japonesa após morar na terra do sol nascente. O projeto teve colaboração dos escultores japoneses Noburo Norisada e Kanto Matsumoto.

Já o templo do Japão surgiu em 1397. Pesquisas revelam que após sua construção o prédio passou por algumas reformas. O andar térreo tem estrutura de madeira e gesso branco e os andares superiores são cobertos de folhas de ouro; no topo do templo fica uma fênix dourada. De reconhecimento internacional foi designado como Patrimônio da Humanidade em 1994.

Costumo falar aos meus amigos que conhecer um espaço turístico é tomar um banho de cultura. E veja que legal, além do aprendizado, conversando com o pessoal da recepção eles informaram que toda área do Vale dos Templos recebe uma média de 650 visitantes por mês. São turistas do município e região, do Brasil, Estados Unidos e Japão, sendo em maior número aos fins de semana e em agosto, no desabrochar das cerejeiras.

Abraço fraterno,

Kinho Brito